Os dados são um aspecto integral de qualquer negócio. Os dados permitem o desenvolvimento de soluções, rastreamento de métricas e criam uma estrutura para processos simplificados e integrados. Os dados capacitam as decisões de negócios.
A empresa de consultoria McKinsey descobriu em suas pesquisas (link ao final do artigo) que as empresas que usam IA e Analytics podem atribuir 20% de seus ganhos a isso.
Cada empresa precisará desenvolver alguma forma de infraestrutura de dados ou atualizar sua atual para garantir que possa aproveitar totalmente todos os benefícios que o mundo moderno dos dados tem a oferecer.
Isso não significa que as empresas precisem usar as ferramentas de dados mais sofisticadas e caras. Às vezes, soluções muito mais simples e econômicas quando se trata de ferramentas de análise de dados, podem fazer o serviço.
Um dos pontos de decisão importantes é escolher a ferramenta de pipeline de dados e o provedor de conectores corretos. Os pipelines de dados são o que levam os dados para os Data Warehouses e Data Lakes.
Mas como experimentar rapidamente um pipeline e um grupo de conectores de forma simples e robusta?
É aqui que entram ferramentas como o Airbyte.
O Que é o Airbyte?
Airbyte é uma plataforma de pipeline de dados de código aberto que serve como uma alternativa ao Stitch e ao Fivetran.
Embora as plataformas de pipeline de dados existentes ofereçam um número significativo de integrações com fontes conhecidas, há uma lacuna no modelo atual que deixa de fora pequenas integrações de serviços.
A plataforma Airbyte resolve esse problema construindo e mantendo conectores enquanto promove uma comunidade de usuários que se beneficiam dos conectores personalizados uns dos outros.
É uma prática comum as empresas criarem conectores personalizados para dar suporte a seus aplicativos. O modelo de código aberto do Airbyte cria uma comunidade em que as empresas podem apoiar umas às outras construindo e mantendo seus conectores.
Os conectores no Airbyte são executados em contêineres do Docker, o que permite uma operação independente. Você pode monitorar facilmente cada um de seus conectores, atualizá-los conforme necessário e agendar atualizações.
A Airbyte certifica novos conectores para garantir que estejam prontos para produção e atualmente existem dezenas de conectores disponíveis.
Por Que as Empresas Estão se Voltando Para o Airbyte?
Há um problema contínuo que as empresas estão enfrentando. Suas plataformas ETL (extrair, transformar e carregar) existentes geralmente são difíceis de manter.
A maioria requer muito código personalizado e, por sua vez, muitos profissionais apenas para criar alguns pipelines.
Conectores internos estão sendo construídos em muitas empresas. O problema é que a manutenção de conectores personalizados tem um custo.
As ferramentas ETL existentes focam no resultado final, limitando o número de conectores oferecidos, embora isso crie lacunas na solução para as empresas que usam suas plataformas.
Além disso, muitas ferramentas ETL existentes têm um modelo de precificação baseado em volume, que pode acabar custando milhares de dólares a uma empresa se um de seus funcionários replicar acidentalmente um grande banco de dados.
Com as preocupações de segurança em alta, a falta de visibilidade das empresas nos sistemas ETL gera dúvidas e desconfiança.
À medida que esses problemas persistem, as empresas estão procurando soluções menos dispendiosas que permitam escalar sem ter que construir e manter os mesmos tipos de pipelines que suas soluções de ETL deveriam cobrir.
Por Que Usar Airbyte Para Seu Processo ETL?
Com o código aberto, a empresa não está mais à mercê de um provedor ETL. Em vez de tentar convencê-los de que o tipo de conector que a empresa precisa vale o tempo e o dinheiro gastos em desenvolvê-lo e mantê-lo, a empresa pode ignorar completamente seu provedor ETL e seguir em frente com a ajuda da comunidade Airbyte enquanto constrói o conector que precisa .
O modelo de código aberto do Airbyte aumenta a eficiência em geral. Em vez de depender de uma equipe de atendimento ao cliente para atender sua solicitação ao longo de vários dias úteis, a empresa ganha autonomia para depurar à vontade, reduzindo o tempo necessário para corrigir problemas em mais da metade.
A Airbyte tem como meta fornecer 200 conectores até o final deste ano. Os desenvolvedores podem escrever conectores em qualquer linguagem e sua interface gráfica é ideal para usuários que não são tão técnicos quanto os desenvolvedores.
Como seus conectores são executados como imagens do Docker, eles são suportados por vários sistemas, incluindo Fargate e Kubernetes. Essa otimização permite que os Engenheiros de Dados executem os conectores conforme necessário sem se preocupar com o tipo de ambiente em que estão.
Acesse o site do Airbyte e conheça a ferramenta: https://airbyte.com
David Matos
Referências:
Design e Implementação de Data Warehouses (projetos com Airbyte)