As 5 Melhores Linguagens de Programação Para Aprender em 2020

As 5 Melhores Linguagens de Programacao Para Aprender em 2020

Olhe a sua volta. Quase tudo possui algum tipo de software. Seu computador, seu smartphone, seu carro, sua TV, o caixa eletrônico, o sistema de controle de crachás. De onde vieram esses softwares? Foram desenvolvidos por programadores ao redor do mundo. Há um ditado que nos faz refletir: “O software está engolindo o mundo”.

Aprender programação é uma decisão de carreira bem inteligente e pode aumentar de forma considerável a empregabilidade. Médicos, Advogados e Contadores estão aprendendo a programar, pois até suas profissões são cada vez mais invadidas por softwares de todos os tipos. Em Ciência de Dados, a programação é um dos fatores mais importantes para o trabalho de análise. Aplicações de software estão disponíveis para quase todos os tipos de atividades corporativas que se pode imaginar.

Aprender a programar, além de ser um exercício excelente para o cérebro e para o desenvolvimento do raciocínio lógico, pode ajudar com diversas tarefas do dia a dia, em diversas profissões e atividades.

Neste artigo, vamos analisar As 5 Melhores Linguagens de Programação Para Aprender em 2020.

Python

Python é uma linguagem de programação multiuso, mas que vem sendo usada principalmente para desenvolvimento web e análise de dados. É uma das linguagens de programação mais fáceis para quem está começando em programação.

Python vem com um enorme conjunto de bibliotecas, o que facilita muito as tarefas complexas. Python é a linguagem de programação mais comum entre os iniciantes e também entre os programadores avançados, devido à sua sintaxe fácil de ler. Mesmo uma pessoa com formação não relacionada à TI também pode ler facilmente a sintaxe do código Python e explicar o funcionamento. Essa é a razão pela qual Python é a linguagem de programação favorita da maioria dos programadores.

Plataformas de mídia social, como Instagram e Pinterest, são construídas em Python. Portanto, Python certamente crescerá em 2020 e você deve aprender o quanto antes.

Python também é muito usada em Data Science, Inteligência Artificial e Machine Learning. Python possui um enorme conjunto de pacotes e frameworks que facilita muito o trabalho nessas áreas. Por essa razão, Python é tão popular entre os Cientistas de Dados.

Python também é popular para desenvolvimento web, através de frameworks como Django e Flask.

Recomendo o curso gratuito Python Fundamentos Para Análise de Dados. De longe, um dos melhores cursos de programação do Brasil. Em português e com certificado de conclusão.

JavaScript

JavaScript é a linguagem onipresente na web. Não é usada apenas no front-end, mas também no back-end. Atualmente, JavaScript é muito usada (e cada vez mais) em Machine Learning, Desenvolvimento Web e Desenvolvimento de Jogos.

Há várias bibliotecas disponíveis em JavaScript, o que facilita o desenvolvimento. O editor de código mais popular “VS Code” é construído usando JavaScript. Portanto, é uma das linguagens de programação mais engenhosas que você pode aprender em 2020.

Existe um enorme suporte da comunidade para JavaScript. Assim, você terá muitos tutoriais online gratuitos para aprender JavaScript. JavaScript é uma linguagem de programação versátil e multiuso.

Java

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos e esse paradigma de programação deve ser bem compreendido para extrair o melhor da linguagem. Java é a linguagem mais utilizada no mundo há muitos anos.

Java é uma linguagem de programação rica em APIs. Portanto, haverá uma abundância de APIs disponíveis para você quando programar em Java. Isso tornará sua jornada de programação mais fácil e rápida.

Java é usada em todas as plataformas, seja móvel, desktop ou web. Portanto, as oportunidades para Java Developer estão em todos os lugares. A linguagem tem uma curva de aprendizado longa, mas seu aprendizado pode abrir muitas portas.

C / C ++

C e C ++ é a primeira linguagem de programação que geralmente aprendemos em nossos dias no curso de graduação em Ciência da Computação. Se você está iniciando em Programação e deseja criar uma base sólida em Programação e Ciência da Computação, definitivamente deve usar C / C ++.

C e C ++ é uma das linguagens de programação mais poderosas e rápidas. C ++ é amplamente utilizada para o desenvolvimento de jogos, pois um pequeno atraso no jogo pode arruinar toda a experiência de jogo. C é uma das linguagens mais antigas e serviu de base para a criação de diversas linguagens.

C / C ++ ajuda a tornar os fundamentos computacionais bem claros. C / C ++ é a linguagem de programação que o ajudará a se tornar um programador melhor, com certeza. Você aprenderá muito sobre gerenciamento de memória, ponteiros e programação orientada a objetos. Portanto, depois de aprender C / C ++, você poderá aprender qualquer linguagem de programação. C / C ++ aumenta sua capacidade de construção lógica mais do que qualquer outra linguagem. É relativamente mais difícil aprender C / C ++ do que outra linguagem. Mas uma vez que você aprendeu, outras linguagens de programação se tornarão um passeio no bosque para você.

C / C ++ tem um ótimo suporte da comunidade. Durante seu processo de aprendizado, você encontrará muitos tutoriais para C / C ++ com muita facilidade.

Go

Go é uma das linguagens de programação mais modernas e populares atualmente. Go é gerenciada e mantida pelo Google. Em alguns aspectos, Go é ainda melhor em comparação com Python. 

Go é mais conhecida por seu desempenho e eficiência. O desempenho da Go é muito semelhante a C / C ++. Portanto, se você está procurando uma linguagem de programação moderna com alto desempenho, Go é para você. É uma das linguagens que mais cresce atualmente em termos de adoção.

Go é amplamente usada em aplicações de Blockchain.

David Matos

Referências:

Programação Para Blockchain

Java Fundamentos

Go

 

5 comments

  1. Artigo elucidativo, excelente didática e me ajudou a decidir sobre um novo projeto quanto a qual tecnologia adotar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *