Ciência e Dados
Menu
  • Home
  • Sobre
  • Contato
Menu
Amazon-Web-Services-Certified-Solutions-Architect-Associate1

7 Passos Para a Certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate

Posted on 24 de outubro de 201723 de outubro de 2018 by David Matos

O aumento da computação em nuvem (Cloud Computing) tem sido um precursor e facilitador para o surgimento do Big Data. Embora o Big Data traga muitas oportunidades atraentes, as empresas também enfrentam muitos desafios. Coleta dos dados, armazenamento, pesquisa, compartilhamento, análise e visualização. Cada uma destas tarefas requer diferentes abordagens, diferentes níveis de segurança, infraestrutura e profissionais capacitados. Nos últimos anos, um grande número de técnicas e tecnologias de Big Data se desenvolveram para superar todos esses obstáculos. E o Cloud Computing tem sido o suporte necessário para o crescimento na adoção de uma cultura data driven que permita as empresas extrair do Big Data os insights necessários para a tomada de decisão mais consciente.

Isso leva a um dilema para os tomadores de decisão responsáveis por grandes projetos de dados. Como e qual Provedor de Cloud Computing é a escolha ideal para as necessidades de computação, especialmente se a empresa está iniciando um projeto de Big Data? Esses projetos são sensíveis e se não forem bem dimensionados podem levar a uma explosão da necessidade de armazenamento e processamento, comprometendo seriamente o custo envolvido no projeto. Ao mesmo tempo, as partes interessadas e áreas de negócio esperam por produtos rápidos, baratos e confiáveis e, claro, os resultados do projeto.

São 3 os provedores principais de Cloud Computing: Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud Platform. A Amazon foi uma das pioneiras e hoje colhe os frutos de ter chegado primeiro a este mercado, sendo a líder com mais de 44% de Market Share.

Com o crescimento exponencial da utilização de ambiente em nuvem e com a Amazon na liderança do mercado, os profissionais voltam suas atenções para o programa de certificação oferecido pela AWS e que pode ser o diferencial na hora de demonstrar as habilidades e se diferenciar de outros candidatos concorrendo a uma vaga. E a explosão do Cloud Computing, tem levado a uma explosão na mesma proporção, pela busca de profissionais qualificados.

A AWS possui um programa formal de certificação composto das seguintes certificações:

Certificação AWS Certified Solutions Architect - Associate

Vamos começar discutindo a importância da certificação e na sequência abordaremos em detalhes o exame de certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate, que pode ser a porta de entrada para quem pretende trabalhar com a AWS.

 

A Importância da Certificação

Toda Certificação tem um impacto no currículo de um profissional. As Certificações existem exatamente para esse propósito. Demonstrar as habilidades técnicas e, eventualmente, até mesmo a experiência em determinada tecnologia ou área de atuação. Enquanto as Universidades oferecem o conhecimento acadêmico necessário para executar uma função, as Certificações oferecem a validação prática deste conhecimento e ambos são requerimentos importantes em muitas carreiras, principalmente em tecnologia.

No final de 2016, a Forbes elegeu uma das certificações da Amazon como a mais valiosa no mundo, a AWS Certified Solutions Architect. A Amazon Web Service (AWS) é a líder mundial em computação em nuvem e oferece os mais variados tipos de Certificações para os profissionais que usam suas tecnologias. Cloud Computing é uma das áreas mais quentes do momento, permitindo o processamento eficiente de Big Data, sem que a empresa tenha que arcar com os custos de infraestrutura de hardware para processar grandes volumes de dados. As Certificações oferecidas pela AWS contemplam não apenas Big Data, Data Science e Analytics, mas toda gestão de ambiente em nuvem, incluindo infraestrutura, banco de dados, rede, segurança, aplicações e Inteligência Artificial.

A certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate é a certificação de nuvem número 1 pelo segundo ano consecutivo. A certificação AWS é indispensável para qualquer profissional de TI, que pretenda trabalhar com ambiente em nuvem da AWS. Profissionais certificados têm salários médios acima de $ 100,000 USD nos EUA e Canadá.

 

Certificações AWS

As certificações AWS são divididas em 3 categorias: Arquitetura, Desenvolvimento e Operações. Além dessas 3 categorias, existem 2 certificações especiais. Vejamos cada uma dessas categorias.

Certificação AWS Certified Solutions Architect - Associate

 

Arquitetura

Vamos começar pelos exames da categoria de Arquitetura. A Arquitetura de Soluções em nuvem é uma parte crítica de qualquer projeto de Cloud Computing. A AWS oferece atualmente mais de 1.000 serviços e selecionar o melhor serviço para as necessidades do projeto e como integrar esses serviços entre si e com sistemas legados da empresa é uma tarefa que requer um profissional capacitado. Os exames de arquitetura validam o conhecimento técnico de arquitetos de soluções, engenheiros de projetos de soluções e qualquer pessoa que projete aplicações e sistemas na AWS. Nesta categoria a AWS oferece duas certificações:

AWS Certified Solutions Architect – Associate

Esse exame testa a especialização técnica na criação e implantação de sistemas escaláveis, altamente disponíveis e tolerantes a falhas no ambiente da AWS. O exame é dirigido a qualquer pessoa com um ou mais anos de experiência prática no projeto de aplicações e sistemas distribuídos na plataforma da AWS.

AWS Certified Solutions Architect – Professional

Esse exame testa a experiência e habilidades técnicas avançadas na criação de aplicações e sistemas distribuídos na plataforma da AWS. O exame é dirigido a qualquer pessoa que tenha concluído um exame AWS Certified Solutions Architect – Associate com dois ou mais anos de experiência prática no projeto e na implantação de arquitetura em nuvem na AWS.

 

Desenvolvimento

A AWS é um ambiente em nuvem poderoso para o desenvolvimento e deploy de aplicações, com muitas ferramentas que facilitam o trabalho do desenvolvedor. Os exames de desenvolvimento validam o conhecimento técnico de desenvolvedores de software que desenvolvem aplicações na nuvem da AWS. Nesta categoria a AWS oferece duas certificações:

AWS Certified Developer – Associate

Esse exame testa a especialização técnica no desenvolvimento e na manutenção de aplicações na plataforma da AWS. Ele é dirigido a qualquer pessoa com um ou mais anos de experiência prática na criação e manutenção de aplicações na AWS e com conhecimento profundo de pelo menos uma linguagem de programação de alto nível.

AWS Certified DevOps Engineer – Professional

Esse exame testa a especialização técnica em provisionamento, operação e gerenciamento de sistemas de aplicações distribuídas na plataforma da AWS. O exame é dirigido a qualquer pessoa que tenha concluído o AWS Certified Developer – Associate ou o AWS Certified SysOps Administrator – Associate com dois ou mais anos de experiência prática de provisionamento, operação ou gerenciamento de ambientes da AWS.

 

Operações

Os exames de operações validam o conhecimento técnico de administradores de SysOps, administradores de sistemas e pessoas em funções de DevOps que criam implantações automatizáveis de aplicações, redes e sistemas na plataforma da AWS. Nesta categoria a AWS oferece duas certificações:

AWS Certified SysOps Administrator – Associate

Esse exame testa a especialização técnica em implantação, gerenciamento e operações na plataforma da AWS. Esse exame é dirigido a qualquer pessoa com um ano ou mais de experiência prática na operação de aplicações da AWS.

AWS Certified DevOps Engineer – Professional

Esse exame testa a especialização técnica em provisionamento, operação e gerenciamento de sistemas de aplicações distribuídas na plataforma da AWS. O exame é dirigido a qualquer pessoa que tenha concluído o AWS Certified Developer – Associate ou o AWS Certified SysOps Administrator – Associate com dois ou mais anos de experiência prática de provisionamento, operação ou gerenciamento de ambientes da AWS.

 

Specialty

Os exames Specialty validam o conhecimento técnico de especialistas na AWS que também têm especialização em áreas técnicas específicas. Esses exames foram criados para pessoas com pelo menos uma certificação atual da AWS de nível Associate, além de proficiência avançada e experiência no mundo real em uma área de especialização.

AWS Certified Big Data – Specialty

Esse exame testa a especialização técnica no projeto e implementação de serviços da AWS para obter valor dos dados. O exame é dirigido a qualquer pessoa que executa análises complexas de Big Data.

AWS Certified Advanced Networking – Specialty

Esse exame testa a especialização técnica no projeto e implementação de arquiteturas de TI híbridas e na AWS em grande escala. O exame é dirigido a qualquer pessoa que executa tarefas complexas de redes.

 

Certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate

O exame para AWS Certified Solutions Architect – Associate é destinado aos indivíduos com experiência em projetos de aplicativos e sistemas distribuídos na plataforma da AWS. Os conceitos que devem ser compreendidos para esse exame incluem:

• Projeto e implementação de sistemas escalonáveis, altamente disponíveis e tolerantes a falhas na AWS

• Transferência de um aplicativo instalado localmente para a AWS

• Ingresso e egresso de dados de e para a AWS

• Seleção do serviço da AWS apropriado com base em requisitos de dados, computação, bancos de dados e segurança

• Identificação do uso apropriado das práticas arquiteturais recomendadas da AWS

• Estimativa de custos na AWS e identificação de mecanismos de controle de custos

 

Como se Preparar Para o Exame AWS Certified Solutions Architect – Associate

A AWS oferece uma grande variedade de serviços e o exame requer que o profissional seja capaz de diferenciar os serviços principais, selecionar a melhor solução dado um determinado cenário, resolver problemas e conhecer os conceitos por trás de Cloud Computing. É possível se preparar para o exame com treinamentos oficiais da Amazon com duração de 3 a 5 dias. São poucas opções no Brasil, mas você encontra cursos em português em São Paulo pelo valor de USD $1350 (mil trezentos e cinquenta dólares). Clique aqui para acessar o catálogo de treinamentos oficiais. Uma outra boa opção é o curso 100% online e 100% em português oferecido pela Data Science Academy, que além de conteúdo prático sobre a AWS, ainda oferece preparação para o exame de certificação. Aqui o link do curso: Arquiteto de Soluções AWS.

 

7 Passos Para a Certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate

Abaixo os passos necessários para obter a certificação, sugeridos pela Amazon:

1- Faça um treinamento prático de AWS – um curso prático poderá ajudá-lo a compreender mais rapidamente como utilizar os principais serviços oferecidos pela AWS.

2- Revise o guia do exame e faça simulados – por mais conhecimento que você tenha em qualquer tecnologia, um exame de certificação sempre poderá testar conhecimentos que você não utiliza no dia a dia. Fazer simulados é uma excelente forma de se preparar para o exame, além de treinar leitura dinâmica, pois você terá 80 minutos para responder 60 questões durante o exame oficial.

3- Pratique com laboratórios – você precisa conhecer os produtos oferecidos pela AWS para ser aprovado no exame. Uma excelente forma de obter este conhecimento é através de laboratórios guiados. Ao se cadastrar na AWS você tem acesso por 12 meses a diversos serviços gratuitamente.

4- Estude os whitepapers da AWS – a documentação AWS fornecida pela Amazon é excelente e boa parte está em português. Estude esta documentação!

5- Revise as perguntas frequentes – cada produto AWS possui uma seção de perguntas frequentes que é praticamente um resumo do que será abordado no exame. Boa parte está em português e embora seja uma grande quantidade de material, sua leitura deixará você muito bem preparado para o exame.

6- Faça um exame prático – A AWS oferece simulados oficiais online que o ajudam a se preparar para o exame. Esses simulados possuem custo e podem ser adquiridos pelo site da AWS com um dos seus parceiros de exames. O simulado prático é 100% online.

7- Agende seu exame – quando estiver pronto, agende seu exame em um dos centros oficiais e obtenha sua certificação.

 

Visão Geral do Exame AWS Certified Solutions Architect – Associate

O exame é composto de 60 questões de múltipla escolha e o candidato tem 80 minutos para concluir o exame. Embora a nota de aprovação não seja divulgada pela Amazon, estima-se que seja necessário obter 65 a 67% de aproveitamento para ser aprovado no exame, que está disponível em inglês, japonês, chinês simplificado, chinês tradicional, coreano, alemão, russo, espanhol e português do Brasil. A taxa de inscrição para o exame é de 150 dólares.

 

Recertificação

Todos os exames da AWS têm validade de 2 anos. Após esse período, é preciso realizar um exame de recertificação.

 

O Perfil do Profissional de TI Está Mudando

O perfil do profissional de TI está mudando. As empresas começaram a perceber os benefícios de levar suas aplicações para o ambiente em nuvem e com isso reduzir os custos de TI e manter o foco no core business. O papel do profissional de TI estará cada vez menos relacionado à operação técnica e cada vez relacionado ao apoio das áreas de negócio através de soluções ágeis e com baixo custo. Soluções em nuvem continuam a crescer e evoluir. O mesmo deve fazer qualquer profissional de tecnologia que queira manter sua empregabilidade.

 

David Matos

 

Links de Referência:

Certificações AWS
https://aws.amazon.com/pt/certification/our-certifications/

AWS Certified Solutions Architect – Associate
https://aws.amazon.com/pt/certification/certified-solutions-architect-associate/

Treinamentos Oficiais AWS
https://aws.amazon.com/pt/training/course-descriptions/

Arquiteto de Soluções AWS
https://www.datascienceacademy.com.br/course?courseid=arquiteto_de_solucoes_aws

AWS
https://aws.amazon.com/pt/

Microsoft Azure
https://azure.microsoft.com/pt-br/

Google Cloud Platform
https://cloud.google.com/

AWS lidera mercado global de infraestrutura como serviço com 44,2% de market share
http://computerworld.com.br/aws-lidera-mercado-global-de-infraestrutura-como-servico-com-442-de-market-share

15 Top Paying IT Certifications In 2016: AWS Certified Solutions Architect Leads At $125K
https://www.forbes.com/sites/louiscolumbus/2016/02/21/15-top-paying-it-certifications-in-2016-aws-certified-solutions-architect-leads-at-125k/#7c327d8a7978

Compartilhar

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

Relacionado

18 thoughts on “7 Passos Para a Certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate”

  1. Natalie disse:
    24 de outubro de 2017 às 10:17 AM

    Estava sentindo falta dos artigos…

    Responder
    1. David Matos disse:
      24 de outubro de 2017 às 1:35 PM

      Oi Natalie. Estava envolvido em vários projetos, mas agora vou retomar os artigos aqui no blog. Obrigado por acompanhar!

      Responder
  2. Rodrigo Pessoa disse:
    5 de fevereiro de 2018 às 11:14 AM

    Bom dia David Matos,

    Qual tipo de conhecimento prévio eu tenho que ter para tirar algum desses certificados?

    Desde já agradeço

    Responder
    1. David Matos disse:
      5 de fevereiro de 2018 às 1:52 PM

      Olá Rodrigo. Para as certificações iniciais, a Solutions Architect Associate e Developer Associate, você deve se sentir confortável em criar ambientes na AWS, incluindo S3, EC2, VPC, RDS, Route53, Lambda, API Gateway, entre outros. Não é necessário ser expert, mas saber criar e configurar um ambiente é pré-requisito para essas certificações iniciais. Dá uma olhada neste curso online e em português que o prepara para o exame: https://www.datascienceacademy.com.br/pages/curso-arquiteto-aws. Abs

      Responder
      1. Eduardo Bellinat disse:
        23 de outubro de 2018 às 12:01 AM

        Link quebrado David.

        Responder
        1. David Matos disse:
          23 de outubro de 2018 às 6:16 AM

          Obrigado Eduardo. Já fiz a correção.

          Responder
  3. Thomaz disse:
    13 de dezembro de 2018 às 3:18 PM

    David, prazer em conhecer seu “site”, minha primeira visita e achei seu post muito completo.
    Sou da área de Telecomunicações e tenho muita curiosidade por este tema e pretendo começar 2019 estudando o assunto, sem pretensões profissionais por enquanto mas com a evolução dos estudos posso pensar em certificações.

    Novamente muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Responder
    1. David Matos disse:
      13 de dezembro de 2018 às 4:24 PM

      Valeu Thomaz. Muito obrigado!

      Responder
  4. Julio Verza disse:
    13 de fevereiro de 2019 às 5:45 PM

    Boa noite.

    Ótimo post!!!

    Onde encontro o centro de exames para agendar a realização da prova?

    Abraços

    Responder
    1. David Matos disse:
      13 de fevereiro de 2019 às 11:28 PM

      Olá Julio. Obrigado. No próprio site da AWS tem o link para a página de certificação: https://aws.amazon.com/certification. Abs

      Responder
  5. Elvis Silva disse:
    17 de março de 2019 às 4:13 PM

    Olá David Matos! Excelente artigo, mas tenho uma dúvida. Obs: Não sou da área de Ciência de dados. É relevante para um profissional de Data Science ter a certificação AWS Big Data ?Se sim, por que?

    Responder
    1. David Matos disse:
      18 de março de 2019 às 11:31 AM

      Obrigado Elvis. As certificações são importantes pois demonstram habilidades com as ferramentas em questão. No caso do ambiente em nuvem e serviços AWS, eles são cada vez mais comuns e usados em médias e grandes empresas, pois em geral reduzem custo! A AWS oferece ainda muitos serviços voltados para Data Science e IA que ajudam no trabalho do Cientista de Dados.

      Responder
      1. Elvis Silva disse:
        18 de março de 2019 às 4:47 PM

        David, obrigado pela resposta anterior.
        Tenho outra dúvida. Até onde pesquisei, entendi que há poucos cursos formais para quem quer entrar na área de ciência de dados e que machine learning (que acho fantástico) faz parte da ciência de dados. Eu entendi corretamente ou são áreas bem distintas? Que faculdades na área de TI alguem poderia fazer paralelamente de forma a acrescentar (Banco de dados, ciência da computação, análise de sistemas)?

        Responder
        1. David Matos disse:
          23 de março de 2019 às 12:58 AM

          Olá Elvis, isso mesmo. Os cursos que mais se aproximam são Ciência da Computação e Estatística, mas nenhum curso oferece tudo que é necessário. Abs

          Responder
  6. Sonival Laurindo de Souza disse:
    8 de dezembro de 2020 às 8:34 PM

    Olá David Matos,

    Surpresa e gratidão são as palavras que transmitem minha admiração pelo conteúdo altamente esclarecedor e de teor técnico que você transmite em seu site. Tenho uma graduação em Gestão de TI e estou começando um pós em cloud computing, que acertadamente é um nicho de mercado que poucos tem visto, mas que tem a capacidade de absorver os que se preparam adequadamente para ela, e com certeza seu conteúdo é um ponta-pé inicial para ingressar nessa área.

    Responder
    1. David Matos disse:
      9 de dezembro de 2020 às 2:23 AM

      Obrigado Sonival.

      Responder
  7. Aline disse:
    7 de janeiro de 2021 às 8:13 AM

    Olá Marcos!
    Excelente artigo.
    Dúvida, a certificação Architect tem em português mesmo? Tinha procurado em meados do ano passado e não haviam disponibilizado ainda.
    Obrigada

    Responder
    1. David Matos disse:
      7 de janeiro de 2021 às 11:42 PM

      Olá. O exame disponível por 1 mês, mas foi retirado. Acho que nã fez sucesso em português.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Buscar

Twitter

Meus Tuítes

Tags Mais Comuns nos Posts

Anaconda Analytics Análise de Negócios Apache Spark AWS Big Data Blockchain Business Intelligence ChatGPT Chief Data Officer Cientista de Dados Cientistas de Dados Ciência de Dados Cloud Computing Data Lake Data Mesh Data Science Data Scientist Data Warehouse Deep Learning Deploy Descriptive Analytics Diagnostic Analytics Engenharia de Dados Engenheiro de Dados Estatística GPU Hadoop Inteligência Artificial Internet of Things Linguagem Python Linguagem R Machine Learning MapReduce Metadados NoSQL NVIDIA Open Data Oracle Predictive Analytics Prescriptive Analytics Probabilidade Python Salários Data Science Visualização

Histórico de Posts

  • março 2023 (3)
  • fevereiro 2023 (3)
  • janeiro 2023 (5)
  • dezembro 2022 (8)
  • novembro 2022 (7)
  • outubro 2022 (2)
  • setembro 2022 (3)
  • agosto 2022 (2)
  • julho 2022 (2)
  • junho 2022 (3)
  • maio 2022 (1)
  • abril 2022 (3)
  • março 2022 (1)
  • fevereiro 2022 (3)
  • janeiro 2022 (2)
  • dezembro 2021 (1)
  • novembro 2021 (5)
  • outubro 2021 (2)
  • setembro 2021 (3)
  • agosto 2021 (1)
  • junho 2021 (1)
  • fevereiro 2021 (2)
  • janeiro 2021 (1)
  • dezembro 2020 (1)
  • novembro 2020 (1)
  • outubro 2020 (2)
  • agosto 2020 (1)
  • abril 2020 (1)
  • março 2020 (1)
  • fevereiro 2020 (2)
  • agosto 2019 (1)
  • abril 2019 (1)
  • setembro 2018 (2)
  • julho 2018 (1)
  • junho 2018 (3)
  • abril 2018 (1)
  • março 2018 (1)
  • fevereiro 2018 (2)
  • janeiro 2018 (1)
  • dezembro 2017 (1)
  • novembro 2017 (1)
  • outubro 2017 (1)
  • setembro 2017 (1)
  • julho 2017 (1)
  • junho 2017 (1)
  • maio 2017 (2)
  • abril 2017 (1)
  • janeiro 2017 (1)
  • novembro 2016 (1)
  • outubro 2016 (1)
  • setembro 2016 (1)
  • julho 2016 (1)
  • junho 2016 (1)
  • maio 2016 (1)
  • abril 2016 (1)
  • fevereiro 2016 (1)
  • janeiro 2016 (3)
  • dezembro 2015 (4)
  • novembro 2015 (6)
  • outubro 2015 (9)
  • setembro 2015 (9)
  • agosto 2015 (9)
©2022 Ciência e Dados
 

Carregando comentários...