Fascinante Machine Learning

Fascinante Machine Learning

Machine Learning (ou Aprendizado de Máquina) é uma das tecnologias atuais mais fascinantes. Você provavelmente usa algoritmos de aprendizado várias vezes por dia sem saber. Sempre que você usa um site de busca como “Google” ou “Bing“, uma das razões para funcionarem tão bem é um algoritmo de aprendizado. Um algoritmo implementado pela “Google” ou “Microsoft” aprendeu a classificar páginas web. Toda vez que você usa o aplicativo para “marcar” pessoas nas fotos, do “Facebook” e ele reconhece as fotos de seus amigos, isto também é Machine Learning. Toda vez que o filtro de spam do seu email filtra toneladas de mensagens indesejadas, isto também é um algoritmo de aprendizado.

Então, por que Machine Learning é tão dominante hoje em dia? Machine Learning surgiu do campo de IA – Inteligência Artificial. O objetivo era criar máquinas inteligentes. É provável que um dia a Inteligência Artificial construirá máquinas tão inteligentes quanto nós. Estamos longe desta meta, mas para muitos pesquisadores de IA, a melhor maneira de atingi-la, é através de algoritmos de aprendizado, que tentam imitar como o cérebro humano funciona.

Algumas razões para o crescimento Machine Learning são o crescimento da web e da automação. Isso tudo significa que temos conjuntos de dados maiores do que nunca. Por exemplo, muitas empresas estão coletando dados de clicks na web, também chamados dados de “clickstream”, e estão tentando usar algoritmos para minerar esses dados e, entender e servir melhor seus usuários. Outro exemplo são os históricos médicos: com o advento da automação, hoje temos históricos eletrônicos, e se conseguirmos transformar históricos médicos em conhecimento médico, podemos começar a entender melhor as doenças. A Biologia computacional tem coletado muitos dados sobre sequências de DNA, e algoritmos de aprendizado estão nos dando um entendimento melhor do genoma humano, e do que significa ser um “humano”. Em todas as as áreas da engenharia, temos conjuntos de dados cada vez maiores, que tentamos entender utilizando algoritmos de aprendizagem.

Talvez você já tenha ouvido falar em Processamento de Linguagem Natural ou Visão Computacional. Eles são campos de IA, que fingem entender linguagem ou imagens. Hoje, a maioria do processamento de linguagem, e de visão computacional, são aplicações de Aprendizagem de Máquina. Algoritmos de aprendizagem são também utilizados para programas customizados. Toda vez que você vai à “Amazon“, “Netflix” ou “iTunes“, e eles recomendam filmes, produtos, ou músicas para você, isso é um algoritmo de aprendizagem. Eles têm milhares de usuários, não existe maneira de escrever um milhão de programas, para um milhão de usuários. A única forma de ter um programa dando recomendações customizadas, é se ele aprender a customizar de acordo com suas preferências.

Finalmente, algoritmos de aprendizagem são usados hoje em dia para entender o aprendizado humano, e para entender o cérebro. É um ótimo momento para aprender à ensinar as máquinas.

David Matos