Os 7 Principais Casos de Uso de Data Science na Administração Pública

Os 7 Principais Casos de Uso de Data Science em Administracao

A competitividade no mercado exige novas abordagens para a Administração Pública nessa nova era dos dados. 

A Ciência de Dados fornece uma ampla gama de possibilidades em Administração Pública, que está sendo (ou pelo menos deveria estar sendo) reinventada. Neste artigo, vamos analisar os Os 7 Principais Casos de Uso de Data Science em Administração Pública com exemplos e cenários.

1. Detecção de Fraude

A detecção e prevenção de fraudes ganha cada vez mais atenção no universo da administração pública. Quando se trata do setor público, as principais ameaças da administração são a corrupção, suborno, falsificação e uso indevido de autoridade. Apesar de todas as medidas de prevenção e detecção, esse problema permanece atual.

Atualmente, os fraudadores usam técnicas sofisticadas para roubar dados pessoais, desviar dinheiro ou forjar identidade. Portanto, autoridades e agências públicas precisam ser inovadoras nessa luta. A fraude é frequentemente considerada como a principal questão que compromete a eficácia das políticas e procedimentos governamentais dos escritórios da administração pública. Uma das medidas mais importantes a serem tomadas é a detecção de fraudes em tempo real. Antes de tudo, é essencial desenvolver uma estratégia de ponta a ponta para combater a fraude. Essa estratégia deve abranger processos internos e externos, que serão objeto de análises de dados em tempo real. Esses dados são cruciais para a consolidação de dados, resultando no processamento, detecção e prevenção de atividades fraudulentas.

Identificar e avaliar os riscos potenciais estão entre os principais fatores que influenciam o sucesso do gerenciamento de fraudes. Análise em tempo real e técnicas de previsão são uma obrigação para o kit de ferramentas na administração pública.

2. Gerenciamento de Dados do Cliente

Uma função essencial de todas as instituições governamentais é manter informações confiáveis ​​e informações valiosas sobre dados, com total segurança para as pessoas. Por sua vez, gerenciar esses dados é uma tarefa importante na esfera da administração pública.

O gerenciamento e o uso adequado dessa vasta quantidade de dados para o benefício de todo o estado podem ser complicados e desafiadores. Uma nova tendência no gerenciamento de dados é a aplicação de tecnologias Blockchain. As tecnologias Blockchain permitem acesso seguro a dados públicos para agências governamentais devido à abordagem específica ao armazenamento de dados. Uma cadeia de blocos compreende os dados na forma de blocos, esses blocos são organizados em uma cadeia e, depois disso, nenhum dos atores pode fazer alterações ou excluir alguns deles. Em vez disso, esses blocos podem ser verificados ou gerenciados.

O exemplo mais vívido da tecnologia Blockchain para gerenciamento de dados refere-se às transações de registro predial. Informações detalhadas sobre transações de venda são registradas automaticamente para reduzir a documentação em papel e o tempo gasto no registro de terras, evitando fraudes e outros problemas.

3. Conhecimento do Mercado

As pessoas que trabalham no campo da administração pública são líderes por natureza. Seu trabalho diário visa tornar as sociedades, serviços públicos e gestão avançados e eficientes.

O setor público está ciente dos avanços do Big Data e não perde a chance de implementá-los em seu benefício. O Big Data permite análises avançadas, um aumento na eficiência e decisões baseadas em dados para a administração pública. As principais tendências da administração pública estão na priorização da Internet das Coisas, incentivando a parceria público-privada, modelagem preditiva, personalização de serviços públicos e aplicação da ciência comportamental. A combinação desses fatores causa alta demanda nos profissionais capazes de combinar os conhecimentos de direito, governança, comunicação, psicologia, finanças, gestão e Ciência de Dados.

4. Comunicação

Relatórios administrativos são os documentos que representam o status geral e o andamento da operação referente a algum tipo ou dimensão do trabalho. O relatório tem como objetivo destacar o estado atual, o progresso alcançado no momento da elaboração dos relatórios e os principais marcos alcançados. Esses relatórios costumavam apresentar uma pilha enorme de documentos. O procedimento de sua compilação exige muito tempo e esforço, devido à quantidade de dados e várias fontes desses dados.

Técnicas modernas, algoritmos e RPA (Automação Robótica de Processos) trouxeram automação para esse processo e o tornaram muito mais eficiente e menos demorado. As soluções e plataformas inteligentes avançadas permitem criar relatórios de várias complexidades em alguns minutos. Essas ferramentas têm o benefício de coleta, rastreamento e análise de dados, bem como visualização e personalização de dados. A abordagem estatística tradicional não é mais suficiente para levar em consideração todos os parâmetros e fornecer um relatório que possa contribuir para o procedimento geral de tomada de decisão.

Além disso, ferramentas modernas permitem o uso de plugins de verificação de controle de acesso para evitar roubo ou fraude.

A principal tarefa da administração pública é garantir a implementação das políticas governamentais. O sucesso da implementação deve ser comprovado por relatórios cuidadosos e dados confiáveis, cuja quantidade é enorme na escala de todo o país.

5. Análise em Tempo Real

O setor público vem adotando com sucesso o Big Data e desfruta dos benefícios da análise de dados em tempo real. Soluções de Big Data e algoritmos inteligentes tornaram-se parte integrante da administração pública.

O setor da administração pública pressupõe várias operações e transações sensíveis ao tempo; portanto, o suporte da inteligência em tempo real é crucial. Um dos principais benefícios da análise em tempo real é a capacidade de realizar monitoramento constante e obter maior grau de controle sobre os processos e operações. O progresso ou um status geral de transações ou processos pode ser rastreado de acordo com vários indicadores e dentro de prazos diferentes.

Além disso, parece haver uma alta demanda na transmissão de dados em tempo real, ao mesmo tempo. Muitas instituições usam análises de dados em tempo real para detectar pagamentos indevidos. A análise em tempo real permite uma tomada de decisão mais rápida e muito mais eficiente.

6. Robotização

Os robôs estão assumindo ativamente mais e mais responsabilidades todos os dias. Eles estão conquistando mais confiança das pessoas e provam ser extraordinariamente eficientes e prósperos na conclusão de tarefas rotineiras. Existe uma opinião ou até medo de que os robôs substituam as pessoas em muitas posições, e algumas profissões se extinguirão em breve.

A esfera da administração pública é um daqueles campos em que a robotização encontra uma perspectiva ampla. Aqui estão várias funcionalidades que podem ser cobertas com sucesso pelos robôs:

Reconhecimento Automatizado

O software de reconhecimento torna os robôs capazes de reconhecer informações essenciais nas faturas e inserir dados automaticamente.

Correspondência e Reserva

Os robôs podem facilmente corresponder as faturas aos recibos, contratos, etc. O robô lidará com pequenas discrepâncias e erros.

Notificações Automatizadas

Vários processos precisam de aprovação ou alguma outra ação para finalização. Os robôs lidam com notificações automáticas e status das operações e transações no modo em tempo real.

7. Automação de Processos

A esfera da administração pública sempre foi um setor sobrecarregado com múltiplos procedimentos e papelada. Devido ao rápido desenvolvimento de tecnologias, as pessoas deixaram de gravar tudo no papel. No entanto, a tradição de manter tudo documentado permanece a mesma.

Graças à automação que os avanços tecnológicos trouxeram à nossa vida, agora é possível realizar várias operações e acompanhar vários processos em um clique. A automação robótica de processos reduz a carga de trabalho da equipe confiando tarefas em máquinas inteligentes. Robôs ou softwares baseados em IA são amplamente utilizados para imitar e concluir tarefas repetitivas. Além disso, essas técnicas também devem aliviar algumas preocupações de segurança.

A automação das tarefas administrativas traz um alívio considerável para os gerentes e empresários que precisam ser reativos e responder a novos desafios a cada minuto. Aqui estão apenas alguns exemplos dessas tarefas que podem ser assuntos para automação.

Automação de Respostas e Classificação de E-mails

Os sistemas de etiquetas inteligentes classificam facilmente os emails e marcam o nível de importância para tornar o processo de trabalho mais eficiente e produtivo.

Agendamento

A sincronização de vários calendários e reuniões oferece a chance de planejar o tempo de trabalho e usá-lo ao máximo.

Pagamentos Automáticos

Sistemas inteligentes são capazes de gerenciar procedimentos de pagamento para reduzir atrasos.

Comunicação

As visões gerais de casos e relatórios concluídos podem ser facilmente criadas por software de automação inteligente para a conveniência de gerentes e funcionários.

Conclusão

A administração pública é realizada seguindo interesses públicos. Como resultado da introdução das tecnologias digitais em várias esferas das atividades humanas, o interesse público avançou. A esfera da administração pública está se adaptando ao ambiente digital em rápido desenvolvimento.

A tendência geral é a abertura digital e a automação do processo, mantendo um nível de segurança suficiente. A melhoria das políticas governamentais e dos serviços de administração requer a aplicação da Ciência de Dados.

É essencial lembrar que os modelos governamentais tradicionais agora são substituídos por modelos digitais sob a pressão do imenso desenvolvimento de tecnologias de TI e cultura da Internet. A digitalização da administração pública permite fornecer serviços de forma mais rápida, segura e protegida.

Baseado no artigo em inglês: Top 7 Data Science Use Cases in Administration

Outras Referências:

E-Gov Analytics

Fundamentos de Automação Robótica de Processos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *