Ciência e Dados
Menu
  • Home
  • Sobre
  • Contato
Menu
Como o ChatGPT Pode Afetar Seu Trabalho se Voce For Um Desenvolvedor

Como o ChatGPT Pode Afetar Seu Trabalho se Você For Um Desenvolvedor

Posted on 7 de fevereiro de 20237 de fevereiro de 2023 by David Matos

Se você é um desenvolvedor, programador ou engenheiro de software, pode ter ficado alarmado com os recursos demonstrados pelo aplicativo de software em alta do momento.

O ChatGPT foi lançado em forma beta pública um pouco antes do Natal. É um chatbot desenvolvido com o GPT-3 large language model (LLM) projetado para usar IA generativa e processamento de linguagem natural (PLN) para produzir texto quase indistinguível daquele escrito por humanos. Devido às suas habilidades impressionantes, rapidamente se tornou viral e, até agora, acumulou milhões de usuários.

Diga ao ChatGPT para escrever um poema sobre árvores no estilo de Shakespeare, ou um artigo sobre as aplicações da IA na indústria, e é isso que você receberá.

O que chocou muitos que ganham a vida escrevendo software, no entanto, é que ele também é capaz de criar código de computador. Diga a ele para fazer isso e ele criará com prazer páginas Web, aplicativos e até mesmo jogos básicos em qualquer uma das várias linguagens de programação diferentes. Isso inclui Python, C e JavaScript, algumas das linguagens mais usadas para desenvolvimento de software.

Romancistas, redatores e jornalistas estão confiantes de que, embora possa produzir resultados impressionantes, o ChatGPT ainda não está no estágio em que eles ficam imediatamente preocupados com seus empregos. O texto em prosa que o ChatGPT produz carece de personalidade, um tanto sujeito a erros factuais e criado principalmente com o objetivo de incluir todas as informações necessárias. Isso significa que não leva em consideração se sua saída é interessante, divertida, assustadora ou capaz de provocar qualquer outra emoção que um escritor pretenda transmitir. Todos esses fatores são importantes se a sua escrita precisa envolver os leitores.

Quando se trata de escrever código, no entanto, nada disso realmente importa – tudo o que é importante é que o programa criado faça o trabalho que deve fazer. Ou funciona, ou não. Os intérpretes que pegam código gerado por humanos (ou máquinas) e o executam como aplicativos não desistem de lê-lo no meio do caminho porque não é interessante o suficiente!

ChatGPT e PLN são uma ameaça para o trabalho de programação e engenharia de software?

Apesar de tudo isso, parece que o pensamento atual é que o ChatGPT e outras tecnologias de PLN disponíveis hoje não tornarão imediatamente redundantes todos os desenvolvedores, programadores e engenheiros de software.

Para começar, o ChatGPT só pode criar programas relativamente simples. Peça algo muito complexo – como um jogo sofisticado ou aplicativo de negócios, e ele admitirá sua fraqueza e dirá que a tarefa está além de suas habilidades.

Os computadores ainda não podem nos dizer, por exemplo, que tipos de código ou aplicativos são necessários para alcançar o que estamos tentando fazer. Mesmo que saiba disso porque contamos, então o ChatGPT, em particular, não pode (no momento) tentar criar este software que especificamente nos dá como usuários uma vantagem competitiva sobre os usuários de outro software.

Por exemplo, não podemos dizer a ele para “crie uma plataforma de comércio eletrônico mais eficaz em vendas do que a Amazon”. Se quiséssemos isso, ainda teríamos que gastar tempo e esforço para primeiro descobrir o que torna a plataforma da Amazon tão boa e depois encontrar uma maneira de fazê-la melhor.

Devido a isso, o ChatGPT (e outras ferramentas atuais baseadas em PLN) ainda têm eficácia limitada quando se trata de criar software projetado para nos dar uma vantagem nos negócios ou, de fato, para competir com a criatividade e engenhosidade humana.

Uma ressalva aqui é que, embora possamos fazer o possível para extrapolar o que pode acontecer no futuro, na realidade ninguém tem uma bola de cristal. É justo dizer que muitas pessoas que estavam acostumadas com IAs conversando no nível de Alexa ou Siri ficaram um tanto chocadas com a qualidade do ChatGPT.

Desenvolvimentos futuros podem de fato aumentar a velocidade com que estamos viajando para um ponto no tempo em que programadores humanos – ou muitos outros tipos de profissionais – simplesmente não serão necessários. Por enquanto, no entanto, podemos ter certeza de que ainda existe uma ampla gama de habilidades necessárias para desenvolver software que os computadores provavelmente não serão capazes de replicar tão cedo.

Então, como o ChatGPT e outras ferramentas de PLN podem ser usadas pelos desenvolvedores hoje?

Os programadores com quem conversei sobre o ChatGPT – e possíveis evoluções futuras da tecnologia – me dizem que, em vez de uma ameaça, no momento, é uma ferramenta muito valiosa.

Ele pode ser usado para gerar estruturas rapidamente e delinear compilações de aplicativos, fornecendo informações sobre como os dados devem ser estruturados e quais recursos de interface do usuário são necessários.

Como resultado disso, pode ser ótimo como uma ajuda para “marcar caixas” – em outras palavras, garantir que sua estrutura de código cubra todas as bases necessárias para que seu aplicativo faça o trabalho.

Costuma-se escrever que, assim que o ChatGPT tornar os cargos redundantes, ele criará novos. O ChatGPT aparentemente tem a capacidade de acelerar enormemente muitas tarefas de rotina – tanto em programação quanto em outras funções – mas isso envolverá novos conjuntos de habilidades. Isso inclui desenvolver as habilidades necessárias para criar os prompts que farão com que ele faça o que é necessário.

Como mencionado acima, diga a ele para criar um software complexo e ele encolherá os ombros. Mas diga a ele para dividir as tarefas necessárias para fazê-lo em partes e, em seguida, comece a trabalhar nessas partes uma a uma, e é mais provável que você comece a chegar a algum lugar.

Portanto, é improvável que todos os anos que você passou aprendendo sobre programação e engenharia de software tenham sido desperdiçados. Você ainda precisará desse conhecimento e experiência para ajudá-lo a escolher os prompts certos e garantir que a saída do ChatGPT esteja no caminho certo.

Como um desenvolvedor com quem conversei sobre essa situação me disse: “Sinto que é mais provável que meu papel se torne supervisor – estarei supervisionando equipes de programadores de robôs e fazendo coisas que eles ainda não podem fazer. Por exemplo, apresentar as ideias originais para quais tipos de aplicativos são necessários.”

Além de criar um novo código, outra função útil do ChatGPT é depurar o código existente (ou mesmo o código que ele mesmo criou). Qualquer programador lhe dirá que a depuração – o processo de encontrar e corrigir erros – geralmente é um processo trabalhoso que requer a verificação de grandes quantidades de código para descobrir o que está errado. De acordo com quem já está usando para ajudar na codificação, o ChatGPT não só pode automatizar esse processo, mas também pode explicar por que o código não está funcionando.

Nos últimos cinco anos, passei muito tempo conversando com as pessoas sobre como a IA provavelmente afetará seus empregos ou indústria, e a única palavra mencionada em quase todas as conversas é “aumento”.

O que isso significa é que aqueles de nós que são capazes de descobrir como pegar a nova geração de tecnologia e usá-la para aumentar nossas próprias habilidades provavelmente prosperarão.

Isso significa usar o ChatGPT para automatizar as tarefas repetitivas e de baixo valor que anteriormente ocupavam muito do nosso tempo. Ao mesmo tempo, temos que descobrir como usar melhor o tempo que isso libera para usar com mais eficiência as habilidades que os computadores ainda não podem substituir – pensamento criativo, estratégia, solução de problemas e inteligência emocional são alguns exemplos principais. Adotar essa abordagem para o surgimento disruptivo de ferramentas e aplicativos de IA em nosso setor – seja você um programador de computador ou um médico – é a melhor maneira de garantir que permaneçamos úteis e relevantes na era da IA.

Traduzido do original: How ChatGPT And Natural Language Technology Might Affect Your Job If You Are A Computer Programmer

David Matos

Referências:

Fundamentos de Linguagem Python Para Análise de Dados e Data Science (com ChatGPT)

How ChatGPT And Natural Language Technology Might Affect Your Job If You Are A Computer Programmer

Compartilhar

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

Relacionado

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Buscar

Twitter

Meus Tuítes

Tags Mais Comuns nos Posts

Anaconda Analytics Análise de Negócios Apache Spark AWS Big Data Blockchain Business Intelligence ChatGPT Chief Data Officer Cientista de Dados Cientistas de Dados Ciência de Dados Cloud Computing Data Lake Data Mesh Data Science Data Scientist Data Warehouse Deep Learning Deploy Descriptive Analytics Diagnostic Analytics Engenharia de Dados Engenheiro de Dados Estatística GPU Hadoop Inteligência Artificial Internet of Things Linguagem Python Linguagem R Machine Learning MapReduce Metadados NoSQL NVIDIA Open Data Oracle Predictive Analytics Prescriptive Analytics Probabilidade Python Salários Data Science Visualização

Histórico de Posts

  • março 2023 (3)
  • fevereiro 2023 (3)
  • janeiro 2023 (5)
  • dezembro 2022 (8)
  • novembro 2022 (7)
  • outubro 2022 (2)
  • setembro 2022 (3)
  • agosto 2022 (2)
  • julho 2022 (2)
  • junho 2022 (3)
  • maio 2022 (1)
  • abril 2022 (3)
  • março 2022 (1)
  • fevereiro 2022 (3)
  • janeiro 2022 (2)
  • dezembro 2021 (1)
  • novembro 2021 (5)
  • outubro 2021 (2)
  • setembro 2021 (3)
  • agosto 2021 (1)
  • junho 2021 (1)
  • fevereiro 2021 (2)
  • janeiro 2021 (1)
  • dezembro 2020 (1)
  • novembro 2020 (1)
  • outubro 2020 (2)
  • agosto 2020 (1)
  • abril 2020 (1)
  • março 2020 (1)
  • fevereiro 2020 (2)
  • agosto 2019 (1)
  • abril 2019 (1)
  • setembro 2018 (2)
  • julho 2018 (1)
  • junho 2018 (3)
  • abril 2018 (1)
  • março 2018 (1)
  • fevereiro 2018 (2)
  • janeiro 2018 (1)
  • dezembro 2017 (1)
  • novembro 2017 (1)
  • outubro 2017 (1)
  • setembro 2017 (1)
  • julho 2017 (1)
  • junho 2017 (1)
  • maio 2017 (2)
  • abril 2017 (1)
  • janeiro 2017 (1)
  • novembro 2016 (1)
  • outubro 2016 (1)
  • setembro 2016 (1)
  • julho 2016 (1)
  • junho 2016 (1)
  • maio 2016 (1)
  • abril 2016 (1)
  • fevereiro 2016 (1)
  • janeiro 2016 (3)
  • dezembro 2015 (4)
  • novembro 2015 (6)
  • outubro 2015 (9)
  • setembro 2015 (9)
  • agosto 2015 (9)
©2022 Ciência e Dados