Cientista de Dados na Análise de Crimes

Cientista de Dados na Análise de Crimes

Nos últimos anos, a Ciência de Dados tem sido cada vez incorporada a metodologias de combate ao crime, em uma prática que está seno chamada de policiamento preditivo. Policiamento preditivo oferece resultados promissores e os tomadores de decisão responsáveis por aplicar a lei, tem grandes esperanças de que eles podem usar inteligência preditiva para ajudá-los a formular estratégias táticas mais eficazes. Os juízes esperam usar conhecimento preditivo para apoiá-los na decisão de quando a fiança a suspeitos deve ser concedida. Agentes policiais querem usar a tecnologia para melhorar o monitoramento de ofensores da lei. Consequentemente, há uma demanda elevada de analistas de crime que sejam hábeis em usar a Ciência de Dados para criar produtos de informação descritivos e preditivos para apoiar os tomadores de decisão responsáveis pela aplicação da lei.

Para a prática de Ciência de Dados em análise criminal, você precisa ser hábil em GIS, visualização de dados, codificação, matemática básica e estatística. Se você quiser ir mais fundo em modelagem preditiva, então você precisa de fortes habilidades em estatística espacial. Para exercer a profissão de Cientista de Dados na análise de crimes, você também precisa de um forte conhecimento no campo da justiça criminal.

Analistas de crime são responsáveis por analisar e relatar tendências de dados de criminalidade e como eles acontecem, para manter os agentes da lei e cidadãos conscientes, de forma que possam tomar medidas proativas para evitar futuras atividades criminosas. Analistas de crime trabalham com os agentes da lei para desenvolver estratégias e táticas para combater e reduzir a atividade criminal. Cientistas de dados na análise de crimes, no entanto, assumem um papel mais técnico na análise dos dados. Eles usam matemática avançada, estatística e codificação para descobrir tendências espaciais e temporais escondidos no conjuntos de dados sobre criminalidade. Cientistas de dados na análise de crimes trabalham para descrever, predizer e modelar recursos para a prevenção de atividades criminosas.

Dois tipos distintos de análise de dados são relevantes para a criminologia – análise de dados temporais e análise de dados espaciais. Análise de dados temporal envolve a análise de conjuntos de dados tabulares que contêm informações relevantes ao longo do tempo, mas que não são geo-referenciados. Análise de dados espaciais envolve a análise de conjuntos de dados geo-referenciados, sem relação ao tempo. Análise espacial também pode envolver a análise de dados tabular do que está incluído dentro de conjuntos de dados espaciais geo-referenciadas. Pode até envolver análise de dados temporal que se refere aos locais em questão – que é conhecido como análise de dados espaço-temporal.

No próximo post falaremos um pouco mais sobre os tipos de análises para prevenção e monitoramento de crimes. Até lá.

David Matos

3 comments

  1. Parabéns , muito bom!! Gostei muito!
    Estou começando a estudar ciência dos dados e três áreas me chamam muita atenção para trabalhar com ciência dos dados ,
    “Medicina, Financeiro e Criminal”.

    O que seria GIS?

    “Para a prática de Ciência de Dados em análise criminal, você precisa ser hábil em GIS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *