Certificações em Data Science e Big Data

Certificações em Data Science e Big Data

 

Certificações em Big Data e Data Science

Este é um excelente momento para se tornar um profissional de dados. A explosão do Big Data e revolução dos dados, está criando um novo mercado profissional. Profissões novas estão surgindo, enquanto outras estão sendo redesenhadas. A contratação de profissionais de dados começa a chamar a atenção do mercado e programas de certificação podem fazer a diferença no seu currículo.

As certificações profissionais são um diferencial importante, pois elas atestam um determinado grau de proficiência em uma área específica, permitindo que os profissionais demonstrem suas habilidades, além de adquirir forte experiência durante a jornada para a certificação.

Mesmo relativamente recentes, as áreas de Big Data e Data Science possuem certificações poderosas. Como toda certificação que ainda está em sua fase inicial, muitos não dão a devida atenção, perdendo assim a oportunidade de adquirir a certificação ainda cedo na carreira e se destacar no mercado.

A certificação profissional é um marcador de qualidade que ajuda o empregador a avaliar a eficácia e as qualificações de um potencial candidato. A certificação reduz o risco e simplifica a procura através da validação do conhecimento, fornecendo uma base de contratação. Quando a certificação profissional é uma exigência em um anúncio de trabalho, o volume de candidatos é incrivelmente menor.

A lista a seguir contém algumas das principais certificações em Data Science e Big Data existentes atualmente.

Microsoft Certified Solutions Expert – Data Platform

Cloudera Certified Professional – Data Scientist

Cloudera Certified Professional – Data Engineer

Cloudera Certified Associate – Spark and Hadoop Developer

Certified Analytics Professional (CAP)

HDP Certified Developer

HDP Certified Administrator

HDP Certified Java Developer

EMC Data Scientist

SAS Certified Data Scientist

SAS Certified Big Data Professional

SAS Certified Advanced Analytics Professional

Teradata 12 Certified Enterprise Architect

O portal de treinamento online Data Science Academy, terá programas de preparação (em português), para algumas destas certificações.

David Matos

10 comments

      1. Esses cursos da Data Science Academy são reconhecidos pelo MEC? Ou seja, são cursos de pós graduação?

        1. Olá Pedro. Os cursos são livres (o que também é reconhecido pelo MEC) mas não tem status de Pós-graduação. Os cursos tem foco bastante prático, voltado para o mercado de trabalho!

  1. Olá pessoal… Tenho lido muito e inclusive participando de alguns cursos com certificação. Gostaria de saber, a quem puder me orientar, sobre a especialização que: a faculdade Estácio oferece em Big Data, se a grade curricular garante bom embasamento para formação de especialista em Big Data?

    1. Oi Raymundo. Obrigado pela sua mensagem. Infelizmente não conheço a especialização da Estácio. Entre em contato com eles para obter mais informações. Abs. David

  2. Olá a todos,

    Eu traduzi a parte da documentação ofical do Spark para o português e criei exemplos para cada transformação. Adicionei uma breve introdução ao escala e uma breve explicação sobre as estruturas do Spark. Você também poderá baixar uma distribuição do Spark autocontida para estudar, bem como os dados do transporte público de Curitiba em JSON.

    Os interessados podem acessar o material neste endereço,

    http://www.inf.ufpr.br/erlfilho/tutorials/spark/.

    Abraço,

    1. Olá Edson. O material que você traduziu está excelente. Muito bom trabalho. O Spark é uma ótima ferramenta e precisa ser mais divulgado no Brasil. Obrigado pela contribuição. David

  3. bom dia

    a analise de um arquivo BD pode ser muito beneficiado se as estruturas utilizadas estiverem em MR , ja estive com varias autoridades do assunto e a certificação pode ajudar muito se , não se apegar a bancos relacionais , …e evidenciar a computação paralela . A pergunta que se faz , cade a FO ou FG para dar um tom mais analitico cientifico a BD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *