Cientista de Dados – Parte 2

Cientista de Dados

Como você pode se tornar um Cientista de Dados?

Posicionar-se para uma carreira em Ciência de Dados pode ser uma jogada inteligente. Você terá muitas oportunidades de trabalho, além de ser uma chance de trabalhar no campo da tecnologia com espaço para a experimentação e criatividade. Então, qual é a sua estratégia?

  • Se você é um estudante:

Escolher uma universidade que ofereça um diploma em Ciência de Dados, ou pelo menos, uma que ofereça aulas de ciência de dados e analytics é um primeiro passo importante. Nos próximos posts vou indicar os cursos de ciência de dados, no Brasil e no exterior.

  • Se você é um profissional que deseja mudar de carreira:

Enquanto a maioria dos Cientistas de Dados trabalhou como analistas de dados estatísticos, outros vêm de campos não técnicos, como administração ou economia. Como profissionais de origens tão diversas, podem acabar no mesmo campo? É importante olhar para o que eles têm em comum: um talento especial para a resolução de problemas, a capacidade de comunicação e uma curiosidade insaciável sobre como as coisas funcionam.

Além dessas qualidades, você também precisará de um sólido conhecimento em:

  • Estatística e machine learning.
  • Linguagens de codificação, como R ou Python
  • Bancos de dados como MySQL e MongoDB.
  • Visualização de dados e tecnologias de informação.
  • Hadoop e MapReduce.

Se você não quiser aprender estas habilidades por conta própria, faça um curso on-line ou se inscreva em outros cursos. E depois, claro, você deve fazer contatos. Conecte-se com outros cientistas de dados na sua empresa, ou encontre uma comunidade online. Eles fornecerão informações importantes sobre o que os cientistas de dados fazem – e onde você poderá encontrar os melhores empregos.

Quando uma empresa está pronta para contratar um cientista de dados?

Antes de aceitar um cargo de cientista de dados, existem algumas coisas sobre a organização que você deve avaliar:

A empresa trabalha com grandes quantidades de dados e tem problemas complexos que precisam ser resolvidos? As organizações que realmente precisam de cientistas de dados têm duas coisas em comum: elas gerenciam enormes quantidades de dados e enfrentam questões importantes diariamente. Elas são geralmente empresas financeiras, governamentais e farmacêuticas.

A empresa valoriza estes dados? A cultura de uma empresa tem um impacto sobre sua decisão de contratar um cientista de dados. Ela tem um ambiente que suporta o uso de analytics? Ela tem um comprometimento executivo? Caso contrário, investir em um cientista de dados seria jogar dinheiro fora.

A empresa está pronta para mudar? Como um cientista de dados, você espera ser levado a sério, e parte disso significa ver seu trabalho concretizado. Você dedica seu tempo a encontrar maneiras para sua empresa funcionar melhor. Em resposta, uma empresa precisa estar pronta e disposta para seguir os resultados de suas descobertas.

A contratação de um cientista de dados para orientar as decisões empresariais com base em dados pode ser um salto no escuro para algumas organizações. Certifique-se que a empresa na qual você iria trabalhar tem a mentalidade certa – e está pronta para fazer algumas mudanças.

David Matos